Você já deve ter passado pela situação de sentir que não tem tempo para nada a não ser estar no consultório. Você também já deve ter dito que não conseguia estudar, nem mesmo tirar um tempo para descanso. Você já deve ter deixado para depois, e quando o depois chegou, se deu conta que estava atolado pelas atividades do dia a dia.
Hoje, separamos algumas dicas de como manter uma rotina organizada e evitar sufocos durante a sua semana.
1) Programe-se
Um dos primeiros passos rumo a uma rotina organizada é a programação. Programar nada mais é do que fazer planos. Você pode se dispor a fazer planos diários, semanais, mensais e, até mesmo, a médio e longo prazo.
Na prática o que você pode fazer:
– Separe o dia anterior para programar o dia que virá;
– Anote em sua agenda, journal bullet, notas do celular, quais serão as suas atividades do dia seguinte, desde quando acordar até o momento de ir dormir.
2) Estabeleça metas e prioridades
Para onde você está indo? Onde você quer chegar? O que será necessário fazer, ou abrir mão, para que o seu objetivo seja atingido? Falta de tempo não é uma questão real de ter pouco tempo, e sim em que ou em quem você coloca a sua prioridade!
3) Deixe de lado a procrastinação
Procrastinação é uma palavra famosa no nosso vocabulário. Mas se tem uma coisa que é contrária ou nos leva para longe de nossos objetivos é a procrastinação. Evite ao máximo pensamentos como: “amanhã eu faço”, “vou deixar para depois”. Atitudes como essa só servem para acumular mais tarefas, encurtar prazos e causar estresse.
4) Aprenda a dizer não
Está tudo bem dizer não, quando necessário. Não é apropriado assumir mais responsabilidades do que você consegue cumprir e entregar no prazo atrasado. Por um ponto é importante o desafio de ir além, por outro é o exagero que implica em não conseguir fazer, de forma adequada nada, e daquilo que foi proposto.
5) Utilize ferramentas facilitadoras de organização
Abaixo, selecionamos algumas ferramentas que podem ser utilizadas para facilitar a sua vida:
– Trello
– Asana
– Basecamp
– Wunderlist
– Todoist
– Google Keep
– Evernote
– Homeslice
– OneNote
– Any.Do
– OptimizeMe
– Pocket
– Organize
– Pocket Schedule Planner
– Guia de Bolso
– Google Agenda
– Day One