Mudar comportamentos relacionados à saúde é um grande desafio para a maioria das pessoas, por outro lado, crescem também as estratégias utilizadas pelos profissionais da saúde para facilitar os esforços e aumentar a motivação de seus pacientes na hora de tais mudanças.
Trabalhar com metas pode ser uma estratégia que auxilia os indivíduos a identificarem comportamentos específicos a serem modificados, e como fazê-lo.
Para alguns, identificar um objetivo adequado é difícil, enquanto para outros, colocar metas em ação é o obstáculo.
Doran, em 1981, introduziu pela primeira vez o método de metas SMART, onde foi proposto a criação de metas de uma forma eficiente e que seja acessível para ser executada.
S = Specific (específica)
M = Measurable (mensurável)
A = Attainable (atingível)
R = Relevant (relevante)
T = Time based (temporal)
Seguindo o padrão de metas SMART, ao invés do nutricionista prescrever a meta: “Começar a fazer atividade física”, ela seria ajustada junto ao paciente para:
“Começar a fazer uma atividade física de sua preferência até Fevereiro de 2022, com duração de 40 minutos, no mínimo 3 dias por semana. Estarei disponibilizando para você o MoveHealth (movehealth.app), quel irá te auxiliar a cuidar da sua saúde física e mental.”
Com essa abordagem, é combinado o compromisso de curto prazo e acompanhamento de objetivos muito específicos com progressão de longo prazo.
Cada plano de metas SMART segue uma estrutura e, abaixo, segue um exemplo:
• Uma descrição do objetivo e os requisitos para aderí-lo;
• A personalização da dificuldade;
• Os planos semanais para cada um dos níveis de dificuldade, incluindo o tipo, o número máximo de intervenções a realizar, bem como algumas condições para que ocorram (caso haja);
• Todos os dados exigidos pelas ferramentas de intervenção no plano semanal para produzir as intervenções adequadas.
O uso das metas SMART já é bastante consolidada na gestão empresarial e pode ser também uma das estratégias para os profissionais de saúde, quando bem aplicada, estimularem o aprendizado e engajamento no processo de cuidado da saúde de seus pacientes.
A funcionalidade prescrição de metas está disponível para os nossos assinantes. Para acessá-la, basta ir até o menu de seu paciente > prescrição de metas.
Referências:
1- Aghera, Amish, et al. “A randomized trial of SMART goal enhanced debriefing after simulation to promote educational actions.” Western Journal of Emergency Medicine 19.1 (2018): 112;
2- Beristain Iraola, Andoni, and Roberto Álvarez Sánchez. “User Centered Virtual Coaching for Older Adults at Home Using SMART Goal Plans and I-Change Model.” International Journal of Environmental Research and Public Health 18.13 (2021): 6868.