Você realiza uma análise adequada da ingestão alimentar dos seus pacientes?

A análise da ingestão alimentar é foco de estudo de pesquisadores há muitos anos, visto sua complexidade e importância.

Uma adequada avaliação dietética é fundamental para a pesquisa em nutrição e saúde, assim como para o desenvolvimento de projetos governamentais e não governamentais, voltados para a saúde da população. Isso se deve ao fato desse tipo de avaliação possibilitar não só a caracterização do nível de risco e vulnerabilidade às carências e excessos nutricionais, como também possibilitar conhecer as características alimentares da população em questão.

No consultório, as informações sobre a ingestão alimentar constituem uma ferramenta fundamental para estabelecer as condições de saúde dos pacientes, auxiliando na avaliação da associação entre alimentação e saúde.

Existem diferentes métodos que podem ser utilizados para a avaliação da ingestão alimentar, alguns deles são: o recordatório de 24 horas, o questionário de frequência alimentar, a história dietética e o diário alimentar.

O questionário de frequência alimentar faz uma análise da frequência da ingestão alimentar do paciente. Pode ser distribuído por grupos alimentares, como: leites e derivados, carnes e ovos, óleos, cereais e leguminosas, frutas/verduras/legumes, dentre outros, onde o paciente assinala com que frequência consome aquele determinado alimento semanalmente: 0, 1-3, 4-6,7-9, ou mais de 10 vezes por semana.

Para o melhor uso dessa ferramenta, é crucial que haja acurácia do paciente na hora do preenchimento, com vericidade nas informações prestadas, assim como uma lista de alimentos adequada a realidade e dia a dia desse paciente.

O questionário pode ser enviado ao paciente antes mesmo da consulta, e assim, o nutri já consegue ter uma breve noção de como é o hábito alimentar do paciente, e se o seu consumo está dentro ou não do recomendado.

O uso dessa ferramenta validada faz parte da prática do nutricionista e você encontra o questionário de frequência alimentar dentro dos questionários de pré-consulta no WebDiet.

E além disso, você pode estar desfrutando de todas as outras ferramentas para realizar uma adequada avaliação nutricional do seu paciente. Já conferiu Nutri?

 

Referência:

Pedraza, Dixis Figueroa, and Tarciana Nobre de Menezes. “Questionários de Frequência de Consumo Alimentar desenvolvidos e validados para população do Brasil: revisão da literatura.” Ciência & Saúde Coletiva 20 (2015): 2697-2720.
NBR 6023

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top