Exercícios físicos e saúde mental, qual a relação?

Um grande corpo de evidências científicas sugere que a atividade física pode ser uma promessa terapêutica no manejo de transtornos que impactam a saúde mental dos indivíduos.

A maioria das evidências sobre o impacto da atividade física na saúde mental se concentram nos efeitos de exercícios aeróbicos na depressão, entretanto, um corpo crescente de trabalhos investigam a eficácia de exercícios aeróbicos e de resistência no tratamento de outras comorbidades, como ansiedade e transtorno de estresse pós-traumático.

Estudos evidenciam que quanto menor a atividade física e maior o tempo gasto em comportamentos sedentários, maior o risco de desequilíbrios na saúde mental.

Em estudo recente com 1,2 milhões de adultos nos EUA, os indivíduos que se exercitaram relataram melhor funcionamento da saúde mental em comparação com os não praticantes.

Estudos prospectivos com foco em condições específicas da saúde mental relataram achados semelhantes, sugerindo que a atividade física habitual pode proteger contra o desenvolvimento de várias condições desfavoráveis à saúde mental.

Por exemplo, uma metanálise recente de 49 estudos prospectivos com aproximadamente 267.000 indivíduos, demonstrou que níveis mais altos de atividade física estavam associados a chances reduzidas de desenvolver depressão em todas as faixas etárias.

A atividade física também foi associada prospectivamente a menores chances de desenvolver sintomas de ansiedade elevados e transtornos de ansiedade em uma metanálise recente com mais de 80.000 indivíduos.

Evidências que também investigam a prática de exercícios de maneira aguda indicam que 20 a 40 minutos de exercícios aeróbicos já são suficientes para gerar melhora no estado de ansiedade e também no humor, demonstrando o quão impactante pode ser o efeito do exercício na saúde mental.

Atualmente, muitos ainda encontram dificuldades para inserir a prática de atividade física em suas rotinas, seja pela falta de acompanhamento profissional ou até mesmo pela falta de tempo.

O Move Health é uma plataforma de treinamento e estilo de vida criada para estimular a melhora de hábitos e tornar a prática de exercícios uma realidade para você e/ou para seu paciente.

Dentro do Move você encontra os mais diversos programas de treinamento que contemplam aulas de força, funcional, core, HIIT, além de planejamentos voltados desde o público iniciante até o avançado.

Além disso, o Move Health não te limita, permitindo a escolha de exercícios com diferentes durações e que podem ser feitos dentro e/ou fora de centros de treinamento/academias.

Todos os programas de treinamento oferecidos pelo Move são criados e conduzidos por uma equipe de professores especializados, te deixando ainda mais seguro(a) para introduzir uma nova rotina de exercícios no seu dia a dia.

Para conhecer um pouco mais sobre a plataforma, basta acessar a aba “Move Health” dentro do menu no painel principal do WebDiet.

 

Referências:

1) Raglin, John S. “Exercise and mental health.” Sports Medicine 9.6 (1990): 323-329;

2) Smith, Patrick J., and Rhonda M. Merwin. “The role of exercise in management of mental health disorders: an integrative review.” Annual review of medicine 72 (2021): 45-62;

3) Chekroud SR, Gueorguieva R, Zheutlin AB, et al. 2018. Association between physical exercise and mental health in 1.2 million individuals in the USA between 2011 and 2015: a cross-sectional study. Lancet Psychiatry 5:739–46;

4) Schuch FB, Vancampfort D, Firth J, et al. 2018. Physical activity and incident depression: a meta-analysis of prospective cohort studies. Am. J. Psychiatry 175:631–48;

5) Mc Dowell CP, Dishman RK, Gordon BR, Herring MP. 2019. Physical activity and anxiety: a systematic review and meta-analysis of prospective cohort studies. Am. J. Prev. Med. 57:545–56.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top