A importância da comunicação entre o nutricionista e o paciente

O termo “Comunicação”, é derivado da palavra latina “Communis”, e significa entendimento comum entre o remetente e o receptor.
A comunicação nada mais é que um “processo de transformação da informação” de uma pessoa para outra.

Uma comunicação boa e eficaz, entre os profissionais de saúde e os pacientes durante o tratamento, é fundamental e determinante na satisfação e adesão do paciente àquilo que foi proposto.

Como nutricionista, embora seja extremamente importante possuir conhecimentos sólidos e boas habilidades clínicas para prestar cuidados nutricionais ao paciente, torna-se mais importante ainda ter boas habilidades de comunicação para divulgar tais informações aos pacientes e torná-las “claras” e compreensíveis.

Além disso, a comunicação deve empregar simultaneamente uma abordagem centrada no paciente e interação interpessoal para promover a satisfação do mesmo.

Destacamos abaixo algumas dicas simples para realizar uma comunicação bem-sucedida com seus pacientes:

  1. Realizar uma escuta empática e atenta aos principais problemas e dores do paciente;
  2. Seja descomplicado e específico: simplifique o linguajar técnico em algo que seu paciente possa entender;
  3. Minimize o uso de jargões e se atente a vícios de linguagem;
  4. Verifique a compreensão do paciente após qualquer informação fornecida;

Além de tudo isso, use ferramentas que podem trabalhar a seu favor para melhorar a comunicação e interação com os pacientes em todas as etapas de consulta.

O WebDiet disponibiliza algumas ferramentas que podem te auxiliar no dia a dia, como:

Chat WebDiet: através desse canal de comunicação, seu paciente pode enviar mensagens para você diretamente pelo aplicativo para pacientes, e você, pode respondê-lo através do Aplicativo para profissionais ou pela Aba Consultório > Chat do paciente. Dessa forma, você centraliza as conversas com o seu paciente, contribuindo para uma maior organização da sua vida profissional, e também para uma melhor interação com o paciente.

Diário alimentar: através dessa ferramenta você acompanha os registros fotográficos da rotina alimentar dos seus pacientes, além de poder reagir e comentar nesses registros em tempo real pela aba Consultório > Diário alimentar, ou pelo aplicativo para profissionais.

Metas: elaborar metas com o paciente é uma forma simples de aumentar sua autonomia e torná-lo um agente ativo no tratamento. Com essa ferramenta, você cria metas e seus pacientes podem realizar o check-in das mesmas conforme as realizam, diretamente pelo aplicativo para pacientes.

Para conhecer um pouco mais sobre essas funcionalidades, basta acessar: www.webdiet.com.br

 

Referências:
1) King, Ann, and Ruth B. Hoppe. ““Best practice” for patient-centered communication: a narrative review.” Journal of graduate medical education 5.3 (2013): 385-393.
2) Ramachandran, Divya, et al. “Food trends and popular nutrition advice online–Implications for public health.” Online journal of public health informatics 10.2 (2018).
3) Ramesh, S., B. Manimegalai, and Annie Valsan. “Importance of healthcare dietitians’ communication skills.” International Journal of Advance Research, Ideas and Innovations in Technology 5.2 (2019).

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