Comunicação com o paciente: uma ferramenta fácil e que funciona!

O chat nada mais é que um local para conversação que, de forma informal, é conhecido como bate-papo.

Seja dentro do ônibus, numa viagem ou dentro de um estabelecimento, através dessa ferramenta os usuários podem se comunicar de uma forma rápida, prática e privativa.

Estudos individuais avaliando a eficácia das linhas diretas de chat para a promoção da saúde demonstram a crescente prevalência dessa modalidade de apoio.

Em um trabalho conduzido na Holanda, crianças com ansiedade e depressão que acessaram e receberam suporte através de um serviço de bate-papo on-line confidencial, experimentaram uma maior sensação de bem-estar e uma gravidade reduzida de seus problemas.

Pensando no suporte e acompanhamento nutricional pós-consulta, o WebDiet disponibiliza aos nutris a funcionalidade “Chat do Paciente”.

O Chat é uma ferramenta com o objetivo de facilitar o diálogo e a assistência ao paciente. Através dela é possível organizar os diálogos individuais com cada paciente atendido, contribuindo para uma maior organização das conversas profissionais.

Para começar a utilizar essa funcionalidade é muito simples:

Você pode enviar uma mensagem ou responder um paciente através da Aba Consultório > Chat do paciente ou pelo Aplicativo para Profissionais. Já seu paciente pode responder ou enviar uma mensagem para você através do Aplicativo para Pacientes.

Assim, você facilita o diálogo e mantém o entrosamento com o paciente após o atendimento.

 

Referências:

1- Fukkink RG, Hermanns JM. Children’s experiences with chat support and telephone support. J Child Psychol Psychiatry 2009;50:759-66;

2- Grant R. Why aren’t more crisis hotlines offering chat-based help? The Atlantic, July 13, 2015;

3- Bayona E, Menacho L, Segura ER, et al. The Experiences of Newly Diagnosed Men Who Have Sex with Men Entering the HIV Care Cascade in Lima, Peru, 2015-2016: A Qualitative Analysis of Counselor-Participant Text Message Exchanges. Cyberpsychol Behav Soc Netw 2017;20:389-96;

4- Pimmer C, Mhango S, Mzumara A, et al. Mobile instant messaging for rural community health workers: a case from Malawi. Glob Health Action (2017);

5- Brody, Carinne, Alaina Star, and Jasmine Tran. “Chat-based hotlines for health promotion: a systematic review.” Mhealth 6 (2020).

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