A anamnese engloba não só a questão alimentar, mas todas as entrelinhas individuais que permeiam a vida do paciente e que o fizeram chegar ao atendimento nutricional. A anamnese é, portanto, a construção parcial do histórico de vida do paciente. O conteúdo deve ser direcionado a cada perfil de indivíduo, com o objetivo de conhecer suas particularidades, e assim, traçar metas e propor mudanças.
A anamnese deve abranger de forma geral:
– Histórico familiar;
– Histórico de patologias atuais e anteriores;
– Qualidade de sono;
– Avaliação antropométrica;
– Atividade física;
– Exames anteriores;
– Histórico alimentar habitual e consumo energético.
Entretanto, essas questões são comuns a todo Nutricionista, e para se destacar, é preciso ir além do óbvio. Podemos elencar aqui alguns pontos que perpassam o atendimento nutricional:
ESCUTA ATIVA:
O paciente chega ao consultório querendo solução para seu problema e para poder resolvê-lo é necessário primeiramente ouví-lo. Essa comunicação começa antes mesmo do Nutricionista ficar frente a frente com o paciente, partindo desde a sinalização do interesse pela consulta, o preenchimento de formulário pré-consulta e a avaliação de exames prévios.
A anamnese quando bem elaborada, fornece informações muito além de respostas objetivas. Essa escuta ativa é um ponto essencial na anamnese nutricional e está intimamente relacionada a empatia e gentileza, que apesar de parecerem questões óbvias de um profissional não são comumente executadas.
A chamada comunicação não violenta é uma via de mão dupla, na qual você permite que o seu paciente te ouça, assim como você tem a oportunidade de escutá-lo atentamente, sem críticas, julgamentos ou acusações, afinal o seu papel é somar forças para ajudá-lo a alcançar seus objetivos.
CLAREZA NO PROCESSO:
O paciente precisa participar do serviço no qual contratou. Esclareça em quanto tempo ele poderá alcançar seus objetivos e como será o acompanhamento até alcançá-lo. Descreva literalmente a linha do tempo de onde ele está e onde pode chegar, quando nutri + paciente trabalham juntos.
PRESCRIÇÃO DIETÉTICA NA HORA:
Uma das melhores formas de motivar o paciente é tornando-o participante da construção do plano alimentar. Assim, aumenta sua motivação em seguir o que foi proposto, adesão ao planejamento e diminui as chances de erro durante a elaboração do cardápio.
Entregar a dieta na hora também otimiza o tempo de consulta, facilita a sua vida profissional e não te faz levar trabalho para casa. Além de impressionar o paciente ao trazê-lo para mais perto das escolhas do plano alimentar e demonstrar, ao mesmo tempo, individualidade e agilidade na entrega.
DEFINIÇÃO DE METAS:
Aliada a prescrição, a definição de metas auxilia na adesão e evolução do paciente. As pequenas conquistas estipuladas em consenso pelo Nutricionista e pelo paciente, é excelente estratégia para encorajar e evitar frustrações. Tais metas devem ser factíveis ao paciente, por exemplo: ingerir no mínimo 6 copos de 250ml de água por dia, praticar uma atividade física que lhe seja prazerosa no mínimo 50 minutos, 3 vezes por semana.
MATERIAIS COMPLEMENTARES:
Tenha em mãos lâminas educativas, lista de substituições, lista de compras, e-book com receitas personalizadas ao paciente. Todo material que facilite a adesão, forneça informações rápidas e precisas ao paciente agregam valor a sua consulta e valorizam o seu trabalho.