Como gerar encantamento desde a primeira consulta?

Como encantar o seu paciente desde a primeira consulta?

Aquela sensação de ser bem-vindo, acolhido, que você não é apenas mais um número. O que te faz ficar encantado ao ir a um local? Pode ter sido a receptividade das pessoas, a educação, o conforto, o clima, brindes. Detalhes que podem fazer grandes diferenças na forma como você é visto, essas são algumas formas de gerar encantamento e fazem com que o seu trabalho seja valorizado.

Quantos locais você já deixou de frequentar pela má experiência no atendimento? Quais locais surpreenderem você e te fizeram retornar? E quais foram aqueles que recomendou para outros? Agora, analise com mais calma o que cada local lhe proporcionou para que tivesse essa sensação.

Existem diversas estratégias de encantamento passíveis de serem incorporadas no seu atendimento, fazendo com que o cliente tenha a sensação de estar no local certo, sinta-se acolhido e que valeu cada centavo investido. Além disso, torna mais provável que ele retorne e recomende a outros.

Estratégias de encantamento – custo zero:

– A primeira impressão é a que fica.
O seu consultório precisa ser receptivo. Isso vai desde a recepção do cliente (seja por você ou pela secretária) até o local em si. Itens espalhados e bagunçados, local sujo, mal iluminado, cara fechada e rispidez só servem para afastar as pessoas, afinal ninguém gosta de estar em um lugar assim.
A decoração precisa ter relação com o seu público, ser acolhedora e motivadora. O local deve ser confortável e de clima agradável, sem estar muito frio ou muito calor. Um bom dia e um sorriso podem mudar completamente a experiência do seu paciente.

– Pós-consulta imediato. O que ele vai pensar?
A consulta não deve acabar ao fechar a porta do consultório. No mesmo dia, você pode agradecer o comparecimento do cliente e frisar que estão nessa caminhada juntos, estando disponível para retirar as dúvidas até a próxima consulta. Esteja presente quando o cliente precisar, defina um horário e/ou prazo para respostas das dúvidas, não deixe que isso vire uma falácia do seu atendimento.

– Dicas de preparação. Receitas culinárias.
Uma lista de substituição não é sinônimo de variedade. Sem ideias, o paciente ainda pode ter uma alimentação monótona. A falta de criatividade no preparo das refeições é um dos empecilhos na adesão ao plano alimentar.

É possível realizar diversas receitas com o mesmo grupo de alimentos. As receitas podem ser apenas sugestões avulsas para refeições livres e ocasiões especiais, como um mousse de chocolate com base de abacate; hambúrguer bovino/vegetariano caseiro; lasanha de abobrinha, assim como podem ser elaboradas a partir dos alimentos prescritos no plano alimentar.

Exemplo:

Plano alimentar: leite + banana + ovo + pão + queijo.

Com esses ingredientes é possível criar preparações como:
1. Leite + panqueca de banana + queijo quente;
2. Leite batido com banana + sanduíche de ovo frito com queijo;
3. Leite + ovo mexido com banana e queijo + torrada.

Essas opções não deixam de ser receitas, só são mais simples e objetivas.

Ainda é possível realizar a montagem de e-books ou livros físicos com receitas específicas e entregar pós-consulta, surpreendendo o paciente.
Para aqueles que ainda não tem um caderno de receitas próprio, o WebDiet facilita sua vida. Na aba Consultório há a opção de ‘receitas culinárias’ com diversos modelos, que podem ser facilmente adicionados ao plano alimentar. Há ainda, a possibilidade de adicionar suas próprias receitas e gerar o cálculo total, assim como a medida caseira. Ao criar uma receita é gerado o número do PIN da receita, no qual pode ser compartilhado com outros colegas que usam o WebDiet.

Também é possível utilizar o gerador de artes do programa para compartilhar receitas deliciosas com artes em alta resolução nas suas redes sociais.

Estratégias de encantamento – custo variado!

– Mimos
A entrega de mimos ao final da consulta, seja através de itens físicos, como pastas, cadernos, squeezes ou amostras de temperos, ou de forma online, como materiais elaborados especialmente para o seu cliente (destacando o ‘especialmente’, pois não adianta enviar dezenas de materiais que nada tenham a ver com a vida do paciente só para enchê-lo de mais informações) pode fechar com chave de ouro uma experiência encantadora de primeira vez. Os mimos podem ainda ser incrementados depois de um certo tempo de acompanhamento, valorizando quem está com você há bastante tempo.

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