A síndrome pré-menstrual, popularmente conhecida como TPM, é um distúrbio psicológico e somático comum que impacta significativamente a vida de muitas mulheres em suas atividades pessoais, até mesmo no trabalho.
A TPM ocorre durante a fase lútea do ciclo menstrual e desaparece espontaneamente em poucos dias após o início da menstruação. Os sintomas variam de leves a graves, sendo os mais comuns categorizados como físicos, psicológicos e comportamentais.
Aproximadamente 80% das mulheres em idade reprodutiva podem experimentar mudanças emocionais e físicas pré-menstruais, com boa parte apresentando sintomas suficientes para afetar suas vidas diárias em algum grau. Vale destacar também que uma pequena porcentagem dessas mulheres ainda pode apresentar comprometimento grave e, às vezes, incapacitante em um estado de doença conhecido como transtorno disfórico pré-menstrual.
Os sintomas da TPM variam de leves a graves, sendo os mais comuns: fadiga, irritabilidade, dores no corpo, hipersonia/insônia, distensão abdominal, sensibilidade mamária, diminuição da concentração, humor lábil com alternância de tristeza e raiva e mau humor/depressão.
Uma grande variedade de estratégias para a TPM tem sido proposta. Para mulheres com sintomas leves, a educação, aconselhamento de apoio e medidas gerais de autocuidado, como prática de atividade física e adoção de uma dieta saudável podem auxiliar no manejo desses sintomas.
Além disso, estratégias nutricionais podem ser aplicadas para o alívio e controle dos sintomas associados, como:
– Padrão alimentar rico em frutas, legumes, vegetais e sementes;
– Redução do consumo de produtos industrializados;
– Vitamina B6: Atua como coenzima na síntese de neurotransmissores, como dopamina e serotonina;
– Vitamina D: Ação antioxidante e anti-inflamatória;
– Magnésio: Promove o relaxamento muscular e vasodilatação;
– Zinco: Ação anti-inflamatória, antioxidante e antidepressiva;
Mulheres que sofrem com a TPM também parecem se beneficiar da prática de exercícios aeróbicos e da higiene do sono.
No WebDiet, você encontra todas as ferramentas necessárias para o acompanhamento nutricional adequado de sua paciente com síndrome pré-menstrual.
Referências:
1) Bendich, Adrianne. “The potential for dietary supplements to reduce premenstrual syndrome (PMS) symptoms.” Journal of the American College of Nutrition 19.1 (2000): 3-12;
2) Yonkers, Kimberly Ann, PM Shaughn O’Brien, and Elias Eriksson. “Premenstrual syndrome.” The Lancet 371.9619 (2008): 1200-1210;
3) Bianco, V., et al. “Premenstrual syndrome and beyond: lifestyle, nutrition, and personal facts.” Minerva ginecologica 66.4 (2014): 365-375;
4) Ryu, Aeli, and Tae-Hee Kim. “Premenstrual syndrome: A mini review.” Maturitas 82.4 (2015): 436-440;