Ciclo circadiano e doença cardiovascular

Ciclo circadiano e doença cardiovascular

Doença cardiovascular é um termo genérico usado para descrever condições médicas que afetam o coração, os vasos sanguíneos e a saúde cardiometabólica.

É a principal causa de morte global e, mais importante, é amplamente evitável. Fatores de estilo de vida modificáveis, incluindo hábitos alimentares, inatividade física, consumo excessivo de álcool e tabagismo são responsáveis por até 90% dos fatores de risco associados a doenças cardiovasculares.

Um artigo publicado em 2020 retratou o impacto do horário da alimentação, frequência alimentar e duração do jejum noturno sobre os parâmetros cardiometabólicos.

Dentre os resultados obtidos no estudo, destacam-se:

– Maior duração do período de jejum noturno e horário de início da alimentação mais tardia com piora da saúde cardiovascular, aumento da pressão arterial e circunferência de cintura.

– Cada atraso de 30 minutos na primeira refeição do dia esteve associado ao aumento da pressão arterial diastólica.

– Maior percentual de calorias diárias consumidas no jantar/ceia esteve associado com o aumento da pressão diastólica.

– Maior frequência alimentar esteve associada com menor pressão arterial diastólica.

Padrões alimentares caracterizados por um jejum noturno mais longo, horário de início mais tardio do período alimentar, episódios alimentares menos frequentes e uma maior porcentagem de calorias diárias consumidas à noite podem ter consequências cardiometabólicas.

Estudos demonstram que o sono curto (≤6h de duração) tem ligação com desfechos adversos, como: obesidade, hipertensão e resistência à insulina); e o sono prolongado (>9h de duração) está associado com aumento da pressão arterial, sugerindo uma relação entre o sono e a saúde cardiometabólica, com 7h-9h considerada uma quantidade ideal para resultados cardiometabólicos favoráveis.

No WebDiet, você encontra todos os materiais necessários para acompanhamento e tratamento do paciente com doenças cardiovasculares 👊🏻

Referências:

1) Makarem, N.; Sears, D.D.; St-Onge, M.-P.; Zuraikat, F.M.; Gallo, L.C.; Talavera, G.A.; Castaneda, S.F.; Lai, Y.; Mi, J.; Aggarwal, B. Habitual Nightly Fasting Duration, Eating Timing, and Eating Frequency are Associated with Cardiometabolic Risk in Women. Nutrients 2020, 12, 3043. Doi: 10.3390/nu12103043

2) Gupta CC, Vincent GE, Coates AM, Khalesi S, Irwin C, Dorrian J, Ferguson SA. A Time to Rest, a Time to Dine: Sleep, Time-Restricted Eating, and Cardiometabolic Health. Nutrients. 2022 Jan 18;14(3):420. doi: 10.3390/nu14030420. PMID: 35276787; PMCID: PMC8840563.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top