A cafeína é a substância psicoativa mais consumida no mundo e está presente no café, mate, guaraná, chá verde, cacau e seus derivados. Seu alto consumo está atrelado às suas características gustativas, hábitos alimentares da população e aos seus efeitos fisiológicos e de desempenho.
O questionário de expectativa de efeitos da cafeína foi traduzido e validado no Brasil, servindo como ferramenta para auxiliar na prática clínica do Nutricionista, que pode ser aplicada de forma individual àqueles que são consumidores habituais de cafeína.
O formulário está disponível tanto na sua versão resumida (com 21 questões) de aplicação rápida e fácil para o paciente, e em sua versão completa (com 47 questões).
É estruturado através de uma lista com os possíveis efeitos da cafeína, utilizando uma escala que vai de 1, que significa muito provável, a 6, que significa muito improvável para tais efeitos como consequência do consumo de cafeína.
Cada item do questionário faz análise referente a sete categorias, que incluem:
Dependência
Energia e disposição
Supressão do apetite
Melhoras do humor
Melhoria do desempenho físico
Ansiedade e efeitos negativos
Distúrbios do sono
Após o preenchimento pelo paciente, o Nutri pode analisar os resultados de acordo com as categorias e verificar os efeitos do consumo da cafeína para o paciente.
Para começar a utilizar, basta ir até a Aba Consultório > Pré-consulta > Questionários para o paciente.
Referências:
1) Mendes, G. F., Reis, C., Nakano, E. Y., da Costa, T., Saunders, B., & Zandonadi, R. P. (2020). Translation and Validation of the Caffeine Expectancy Questionnaire in Brazil (CaffEQ-BR). Nutrients, 12(8), 2248.
2) Mendes, G. F., Reis, C., Nakano, E. Y., & Zandonadi, R. P. (2021). Brief Version of Caffeine Expectancy Questionnaire in Brazil. Frontiers in nutrition, 8, 695385.