A alimentação e sua correlação com a saúde é um tópico presente em diversos debates e, ao longo de muitos anos, nos defrontamos com diversas polêmicas sobre esse assunto.
Você já ouviu alguma fake news sobre nutrição? Provavelmente sim, por isso hoje estamos aqui para desmistificar algumas delas. Vamos lá?
1️⃣ É necessário zerar fontes de carboidrato para emagrecer:
Sabemos que para emagrecer, é necessário a realização de um déficit equilibrado de calorias, não necessariamente proveniente de fontes de carboidratos. Os carboidratos compreendem fontes alimentares como frutas, hortaliças, leguminosas, cereais integrais, sendo esses grupos fundamentais para o fornecimento de energia, vitaminas e minerais, fibras, os quais são nutrientes fundamentais para a manutenção de uma boa saúde.
2️⃣ A frutose das frutas pode ser prejudicial ao fígado:
Ao contrário do que muitos falam, a frutose proveniente de alimentos como frutas não é a responsável por causar risco ou dano hepático. Os alimentos ricos em xarope de frutose, como refrigerantes e outros alimentos ultraprocessados é que podem ser um agravante para a saúde.
3️⃣ Consumir ovos aumenta o colesterol:
Apesar de alguns estudos associarem o aumento do consumo de colesterol dietético ao aumento do colesterol circulante, não é uma relação de causa e efeito. Uma alimentação desregulada, rica em açúcares refinados e gorduras saturadas, associada ao sedentarismo e obesidade, por exemplo, podem influenciar diretamente o aumento de colesterol sanguíneo.
4️⃣ Consumir suco detox ajuda na destoxificação do corpo:
Apesar da inclusão desses sucos ser uma boa estratégia para introduzir frutas e vegetais folhosos na rotina alimentar, por exemplo, eles não possuem o efeito de potencializar a destoxificação. A destoxificação corporal acontece principalmente através do fígado, e não há nada melhor do que manter um estilo de vida saudável pautado em alimentação individualizada e equilibrada, prática de exercícios e sono adequado para essa finalidade.