Atualização profissional para o Nutricionista

A ciência acompanha a humanidade desde sempre. Partindo das anotações de observações e estudos que eram passados de geração em geração, evoluindo em conjunto com a sociedade, até as revisões disponíveis e meta-análises de diversos estudos científicos.

É por isso que se torna tão importante não só a realização da pesquisa científica mas também a sua publicação, para que as informações fiquem disponíveis para outros profissionais.

Atualmente, as publicações cientificas são majoritariamente em versões online, aumentando a facilidade na transmissão do conhecimento científico através da comunidade. Dessa forma, o Nutricionista consegue se atualizar com muito mais agilidade.

Agora, uma pergunta: você já repetiu o que um outro Nutricionista falou e, ao pesquisar, viu que não era bem daquele jeito? Para evitar isso, você precisa ter autonomia e ir atrás das informações corretas.

Por isso, é muito importante que o Nutricionista entenda as metodologias científicas e conheça as bases de dados de busca de artigos científicos, para que procure por atualização constantemente e não fique refém da opinião de outros profissionais.

É extremamente necessário saber buscar e identificar fontes confiáveis e de qualidade para que você tenha autonomia profissional e segurança nas informações de Nutrição. Estar atualizado permite que o Nutricionista esteja pronto para qualquer obstáculo em sua vida profissional.

As bases principais de busca de artigos são o Pubmed, Cochrane, Web of Science, Capes, Scopus, CINAHL. Mas também existem aplicativos para acompanhar as publicações mais de perto, como o Researcher e o Read by QxMD.

Além desses, também é possível acessar a biblioteca científica do WebDiet, onde estão disponíveis artigos com relevância na Nutrição utilizando uma linguagem clara e acessível, apresentando os pontos mais relevantes de cada estudo em questão. Também é possível acessar o mini e-book “Descomplicando Artigos Científicos”, produzido pelo NEPeN, que ensina como realizar as buscas de artigos nas principais bases de dados disponíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top