O que considerar antes de solicitar exames laboratoriais?

Como vimos, a solicitação de exames laboratoriais necessários ao acompanhamento dietoterápico, faz parte das atividades do Nutricionista. Antes de realizar a solicitação de exames laboratoriais, no entanto, é preciso levar em consideração alguns pontos como:

1. Relevância e necessidade
Avaliar a relevância e necessidade da solicitação de um determinado biomarcador é importante para evitar mais exames que o necessário.

2. Interpretação clínica
Antes de solicitar um exame bioquímico, pense um pouco mais se de fato você está seguro em sua interpretação. Afinal, para que solicitar se não sabe interpretar?

3. Viabilidade financeira
Averiguar a situação financeira do paciente também é um ponto de extrema relevância. Por vezes, o paciente não tem plano de saúde, ou quando tem, não consegue realizar pelo plano e acaba indo pelo particular. Dessa forma, se a solicitação for feita de forma exagerada, torna-se dispendiosa para o paciente.

4. Aplicabilidade
Avaliar: o resultado do exame irá influenciar na conduta dietoterápica?

5. Validade e reprodutibilidade científica
Investigar: É um exame estudado, validado? Ou apenas algo recente, sem comprovação de uso e que virou “moda”?

Como falado anteriormente os exames devem ser complementares à conduta, logo, o exame clínico deve direcionar essas solicitações. Lembre-se que quanto maior a quantidade de exames solicitados, maior a variável de confundimento na interpretação clínica, além de encarecer e ser desconfortável para o paciente. É sempre necessário muita atenção!

Os objetivos da solicitação variam em detectar ou confirmar deficiências nutricionais, a monitorar estratégias a fim de sua adequação. É importante lembrar que o Nutricionista pode e deve utilizar a análise de sinais e sintomas para nortear e ser mais assertivo na solicitação.

No WebDiet, existe o questionário de Sinais e Sintomas, que pode ser usado como formulário pré-consulta, no qual são marcados os pontos observados por você ou discorridos pelo paciente; automaticamente o programa gera uma lista de possíveis deficiências/excessos nutricionais relacionadas em maior ou menor magnitude.

Além disso, uma leitura adequada dos exames laboratoriais é de extrema importância para nortear de forma mais profunda a saúde do paciente. Para uma correta interpretação é necessário conhecimento sobre alguns conceitos, que elucidamos abaixo:

– Valor de referência: É fornecido pelo laboratório e é baseado em diretrizes.

– Valor de normalidade: É utilizado como sinônimo do valor de referência, mas não são a mesma coisa. Esse valor se refere mais ao indivíduo especificamente, ou seja, apesar da faixa de referência, este é um valor normal àquele indivíduo. Entretanto, não quer dizer que ele esteja saudável.

– Valor de saúde/risco: Dentro da faixa de referência, alguns estudos estratificam os valores em faixas menores (quartis ou tercis) e identificam valores ótimos, nos quais apresentam redução do risco de doenças relacionadas àquele biomarcador. Os valores de saúde/risco são ideais para prevenção de doenças.

Outra avaliação interessante dos exames é analisá-los comparando o indivíduo consigo mesmo. Seja através de exames anteriores ou subsequentes. Dessa forma, é possível observar reduções ou elevações de exames, que mesmo dentro da faixa de referência, podem já estar sinalizando algo. Por exemplo, uma variação três vezes maior de transaminase pirúvica (TGP) do que em exames anteriores. A correlação dos sinais e sintomas clínicos com exames laboratoriais pode identificar diversas doenças subclínicas.

Existem também alguns fatores que podem influenciar no resultado dos exames, como: genética e polimorfismos, idade, raça, sexo, localização geográfica, doenças associadas e exercício.

No menu do paciente, na aba exames laboratoriais, você consegue adicionar o resultado dos exames, analisá-los e classificá-los dentro da sua interpretação: entre baixo, normal ou alto. Logo após, você tem acesso a um panorama sobre a possível causa daquele determinado biomarcador estar elevado ou baixo, auxiliando na conduta.

Você também tem à sua disposição, na Aba Estudos, um curso completo sobre exames laboratoriais, que aborda alguns pontos, como: hemograma completo, metabolismo de glicose, lipidograma, tireoidites subclínicas, dentre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top