Como gerar a evolução antropométrica dos seus pacientes?

Como gerar a evolução antropométrica dos seus pacientes?

A avaliação antropométrica é uma das etapas de atendimento, que fazem parte da rotina dos Nutricionistas. É comum observar o anseio dos pacientes em saber maiores informações em relação a avaliação física, como: percentual de gordura, quantidade de massa livre de gordura ou massa magra.

As medidas antropométricas são medidas quantitativas não invasivas do corpo humano. De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças, a antropometria fornece uma avaliação valiosa do estado nutricional de um indivíduo.

Normalmente são utilizadas na população pediátrica para avaliar o estado geral de saúde, a adequação nutricional, o padrão de crescimento e desenvolvimento da criança.

Já em adultos, as medidas corporais podem colaborar para a avaliação do estado de saúde e do risco de doenças futuras. Essas medidas, também podem ser usadas para determinar a composição corporal e cooperar na determinação de seu estado nutricional.

A evolução antropométrica também pode avaliar a composição corporal em atletas. Além disso, foi demonstrado que sua utilização, otimiza o desempenho competitivo de atletas e ajuda a identificar problemas médicos subjacentes, como distúrbios alimentares. Tais medidas também são utilizadas para avaliar o estado nutricional de gestantes e pacientes com obesidade, por exemplo.

No WebDiet, após o preenchimento dos dados básicos da antropometria (peso e estatura), dobras cutâneas e circunferências do seu paciente, automaticamente será gerado um gráfico, demonstrando a proporção da massa livre de gordura e da massa gordurosa em relação ao peso total do paciente, assim como uma tabela de análises básicas das medidas.

Além disso, é possível preencher também os dados do resultado de sua avaliação por bioimpedância, caso faça utilização desse método.

E mais, você pode liberar essa funcionalidade para que os seus pacientes acompanhem seus próprios resultados, diretamente pelo próprio aplicativo para pacientes. Assim, conforme novas avaliações forem ocorrendo, o gráfico evolutivo é atualizado de forma automática.

Referências:
1) Ulijaszek, Stanley J., and Deborah A. Kerr. “Anthropometric measurement error and the assessment of nutritional status.” British Journal of Nutrition 82.3 (1999): 165-177.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top