A origem dos pratos típicos do Natal

Amanhã, dia 24/12, é o dia tradicional que começamos a reunir a família na cozinha para as preparações culinárias para a celebração do Natal. Os alimentos da época natalina têm origens diversas, que no Brasil, se unem ao toque brasileiro, formando as receitas típicas.

Principais pratos natalinos e suas origens:

Panetone:

Para alguns a origem do panetone foi na Itália por Toni, um ajudante de cozinheiro do duque de Milão Ludovico Sforza.

Toni havia recebido a missão de supervisionar o forno, no qual estavam grandes biscoitos sendo assados para o jantar do duque. Entretanto, pelo cansaço do dia, acabou dormindo e fracassou na missão de supervisão dos biscoitos. Com medo da reação do chef fez uma mistura com: farinha, ovos, açúcar, passas e frutas cristalizadas, obteve uma massa macia e muito fermentada. Assou e serviu no banquete do duque.

A mistura foi um sucesso e o duque batizou o doce como “pão Toni”, homenageando o criador. Passado algum tempo, o “pão Toni” se tornou popular em toda Itália com o nome “panetone”.

Todavia, de acordo com Massimo Montanari, professor de história da alimentação na Universidade de Bolonha (na Itália) essa história é apenas uma notícia que circula não representando veracidade. Segundo ele: “o panetone, é uma receita de tradição coletiva e, portanto, não se pode determinar com precisão absoluta seu lugar e data de nascimento. Ainda assim, é possível reconstruir a árvore genealógica do panetone e rastrear seus ancestrais medievais: os “pães doces” ou “pães de festas”, ou seja, pães com adição de açúcar, passas ou especiarias e consumidos em festividades importantes, como o Natal.”

Rabanada:

O famoso pão amanhecido embebido em leite, açúcar ou mel e ovos, frito em manteiga ou óleo é conhecido no Brasil como a popular rabanada, mas também está presente em outros países como por exemplo, França, Estados Unidos, Portugal, onde é chamada, respectivamente por “Pain perdu”, “French toast” e “Fatia dourada”.

Não se sabe muito bem a origem da rabanada, mas foi documentada no século XV e era indicada para recuperação no pós-parto. Acredita, Nutri?

Percebe-se desta forma, que os costumes natalinos brasileiros se misturam com diversas tradições e culturas familiares.

Queremos aproveitar essa conversa sobre a origem de algumas comidas natalinas para desejar a você, Nutri, um feliz Natal!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top