No decorrer do acompanhamento nutricional é comum nos depararmos com potenciais eventualidades na rotina dos pacientes e prepará-los a lidar melhor com esses momentos pode ser uma excelente estratégia. Destacamos abaixo 4 dicas que você pode utilizar junto com seus pacientes, a fim de contribuir para a manutenção de uma alimentação saudável, mesmo nesses períodos de viagem.
Dica #1: aconselhe-os a realizar um café da manhã reforçado e variado!
Uma sugestão é optar por uma ou duas porções de frutas, junto com um pão, aveia, ou outro cereal, e também uma fonte de proteína, (como ovos, queijo ou iogurte). Além disso, separar uma a duas porções de frutas do café da manhã para emergências ao longo do dia, pode vir a contribuir.
Dica #2: Guardar alimentos não perecíveis na bagagem de mão e bolsa (que não sejam líquidos).
Se o seu paciente não tiver certeza de que opções seguras estarão disponíveis onde ele for, aconselhe-o a levar itens não perecíveis extras em sua bolsa para lanches e emergências. Boas opções são snacks proteicos, barrinhas de proteína, proteínas em pó e mix de castanhas e oleaginosas.
Dica #3: Atenção ao consumir alimentos como frutas já descascadas e salada. Evitar carnes, peixes, mariscos e ovos crus.
Isso reduzirá a possibilidade do seu paciente entrar em contato com frutas e vegetais contaminados. Produtos bem cozidos, frutas com uma casca espessa e intacta, ou com uma cobertura que ele mesmo descasque (como frutas cítricas e bananas), carnes, aves e peixes bem cozidos são considerados mais seguros para consumo pela FDA (Food and Drug Administration).
Dica #4: Aconselhe-os a manter, dentro do possível, um almoço e jantar saudáveis.
Oriente-os a respeitar as porções que são habitualmente consumidas, montando o prato com uma porção de proteínas (como peixe, frango ou carne) e salada, mantendo a atenção nas quantidades de alimentos-fonte de gordura/carboidrato (ou os dois), como arroz, batata, macarrão, molhos, risotos, strogonoff, etc.
No WebDiet, você encontra uma lâmina exclusiva com essas e outras dicas para disponibilizar aos seu pacientes que estão com viagem programada. Basta acessar a Aba Estudos > Lâminas.