O desenvolvimento do câncer de mama é multifatorial, depende tanto de fatores genéticos quanto de fatores como estilo de vida, incluindo a composição da dieta e a prática de exercícios físicos, como também outros fatores ambientais.
Nesse contexto, estudos demonstram a importância da Nutrição no combate e prevenção contra diversas doenças, principalmente quando se trata de câncer de mama. Isso porque existem alguns alimentos específicos que apresentam grande potencial antioxidante.
Trouxemos alguns alimentos que apresentam nutrientes com diversas ações antioxidantes e anti-inflamatórias, que auxiliam na prevenção do câncer de mama:
- Alho e cebola: possuem compostos chamados organossulfurados, que podem inibir a indução e o crescimento do câncer.
- Frutas vermelhas: melancia, goiaba e morango são ricos em licopeno, que tem potencial antioxidante.
- Cacau: na forma de nibs ou em pó; rico em flavonoides que são consideradas as principais substâncias no combate ao câncer.
- Ervas e especiarias: muitas ervas possuem substâncias fitoquímicas como orégano que possui carvacrol e gengibre que contém gingerol, e outras opções como manjericão, sálvia, salsa e cúrcuma.
- Aveia: cereal rico em betaglucana, considerada uma substância anticâncer.
- Brócolis: rico em isotiocianatos e indol 3 carbinol, assim como couve flor e couve.
- Frutas cítricas: são ricas em vitamina C.
- Graviola: riquíssima em uma substância chamada “acetogenina”, considerada anticâncer.
Referência:
1) Pinho, Alice. Nutrição e câncer: da prevenção a tratamento (bases científicas e prática clínica) Ed. São Paulo: PoloBooks, 2018.