Nutrição e cuidados com a pele

A pele é o maior órgão do corpo humano. As três camadas que a compõem trabalham para proteger os tecidos internos e órgãos vitais, além de desempenharem um papel importante na regulação da temperatura corporal e no controle da perda de água.

Múltiplas condições comuns na pele, como acne, dermatite atópica ou envelhecimento, são afetadas por padrões dietéticos e intervenções nutricionais. Muitos estudos constatam efeitos benéficos de nutrientes na saúde e aparência da pele, além de atuar na recuperação da integridade estrutural e funcional da pele danificada. Além disso, o efeito contrário também acontece: componentes alimentares não saudáveis são capazes de prejudicar a saúde da pele.

Deficiências de vitamina A, vitamina C, riboflavina, niacina, piridoxina, vitamina E, zinco, selênio e alguns ácidos graxos ou aminoácidos essenciais demonstram causar anomalias na pele e também no cabelo. Portanto, ajustar a qualidade da dieta, além dos benefícios para saúde em geral, pode prevenir potenciais problemas na pele e cabelos.

Os radicais livres, por exemplo, são componentes oxidativos que danificam fibras de elastina e colágeno, contribuindo para o envelhecimento da pele. Os antioxidantes, por sua vez, são substâncias capazes de neutralizar os radicais livres, protegendo as células do dano oxidativo que leva ao aparecimento de doenças e envelhecimento precoce.

Diversas razões podem levar ao aumento da formação de radicais livres na pele humana, como radiação ultravioleta do sol, tabagismo, consumo excessivo de álcool, doenças, insônia e estresse. Além disso, uma forma de amenizar o dano de radicais livres é aumentando a ingestão de antioxidantes, como as vitaminas A, C, E e carotenóides, através de uma alimentação rica em frutas e vegetais.

Lembrando que manter os níveis de hidratação adequados é essencial para a saúde e aspecto da pele.

Ademais, alimentos ultraprocessados ricos em gordura saturada e trans, açúcar e farinhas refinadas estão intimamente relacionados ao envelhecimento da pele, além de estarem associados a outras doenças. Um padrão alimentar caracterizado por esses alimentos industrializados prontos para consumo retarda a cicatrização da pele, promovendo estresse oxidativo e respostas inflamatórias, reduzindo a síntese de fibras de colágeno e levando a alterações morfológicas na pele.

Portanto, uma dieta saudável, rica em alimentos fonte de antioxidantes e vitaminas, como a maioria das frutas e vegetais, é a base para manter uma pele saudável.

Referências:

1) Pappas, A., Liakou, A. & Zouboulis, CC Nutrição e pele. Rev Endocr Metab Disord 17 , 443–448 (2016). https://doi-org.ez39.periodicos.capes.gov.br/10.1007/s11154-016-9374-z

2) Cao C, Xiao Z, Wu Y, Ge C. Diet and Skin Aging-From the Perspective of Food Nutrition. Nutrients. 2020 Mar 24;12(3):870. doi: 10.3390/nu12030870. PMID: 32213934; PMCID: PMC7146365.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top