Não adianta, ser um profissional diferenciado no mercado requer sair do comum, daquilo que todo mundo faz e ir em busca de maneiras de inovar.
A zona de conforto é aquele local que proporciona comodidade e muito conforto, muitas vezes, impedindo o Nutricionista de alcançar novos patamares na carreira, devido a estagnação e o costume cotidiano.
Para avançar a um novo nível será necessário esforço. Afinal, é impossível ir para uma nova etapa sem uma ação, sem dar o primeiro passo.
Pensando nisso, separamos algumas dicas para impulsionar você a sair da sua zona de conforto e alavancar de vez a sua carreira através ferramentas que vão te ajudar a inovar no seu dia a dia de consultório.
Recepção:
Invista em opções que tornem o momento da chegada do paciente ao consultório ainda mais acolhedor e convidativo, como:
· Chá ou café
· Degustações
· Aromatizador de ambiente
· Música ambiente
· Mobília e decoração aconchegantes e confortáveis
· Caso tenha uma recepcionista, passar as orientações de como receber e tratar o paciente
Lembranças para o paciente:
Surpreenda-o com um brinde que seja funcional, pode ser desde um mimo para motivá-lo a permanecer nos hábitos saudáveis, ou até mesmo, algo que vai auxiliá-lo em sua rotina diária.
· Planner semanal ou mensal;
· Infusor de chá;
· Mudas de temperos (cebolinha, orégano, pimenta biquinho, tomilho, manjericão, hortelã, entre outros);
· Amostra de alimentos;
· Garrafa de água estampada com uma mensagem motivacional.
Criação de conteúdo exclusivo para o paciente:
Material individualizado para auxiliar e facilitar o dia a dia do paciente.
· Lista de substituição;
· Lista de compras;
· Livro de receitas geral ou específica (ex. Receitas vegetarianas);
· Metas que estimulem o paciente durante o período de acompanhamento;
· Guia de estabelecimentos que vendem marmita saudável próximo ao local de trabalho;
· Guia de restaurantes com opções de refeições próximos a casa ou trabalho do paciente.
Atividades de Educação Nutricional
Atividades para descomplicar algum tema específico de nutrição ou estimular os hábitos saudáveis
· Materiais de apoio à consulta, como: utensílios de cozinha, embalagens com rótulo nutricional, alimentos em resina para demonstração;
· Aula de culinária;
· Eventos mensais sobre uma temática específica
Entrega do planejamento alimentar na hora da consulta
Esse pode ser um grande diferencial da sua consulta, visto que o paciente chega ao consultório com expectativa para receber o plano alimentar. Imagine a satisfação do paciente em ter essa expectativa suprida e se sentir fazendo parte do processo!
Para facilitar na hora da prescrição, você pode enviar previamente à consulta um questionário pré-consulta para conhecer melhor o paciente e já ir rascunhando o plano, e na hora da consulta, ir ajustando os detalhes junto com o paciente.
Suporte pós-consulta
O contato regular após a consulta é uma forma de aumentar a fidelização e mostrar ao paciente que você está junto dele ao decorrer do acompanhamento, sanando qualquer dúvida que venha surgir.
Datas comemorativas
Salve a data de aniversário do paciente, por exemplo, e envie uma mensagem de felicitação, ou ainda, envie uma mensagem em datas comemorativas, como o dia das mães e dia dos pais.
Lembre-se: Quem faz alguma coisa para sair do local em que se encontra, vê resultados!