Cafeína e fertilidade

O consumo de cafeína é muito comum entre as pessoas em todo o mundo. Esse é o principal ingrediente presente no café, mas também é encontrado em chás, refrigerantes, chocolate e alguns medicamentos. Além disso, os alimentos contendo cafeína são amplamente consumidos por mulheres em idade fértil, que desejam engravidar, e por mulheres grávidas.

A subfecundidade e a infertilidade são condições multifatoriais de preocupação crescente. Apesar da causa muitas vezes estar ligada à falha na ovulação, danos nas trompas ou baixa contagem de espermatozoides, a fecundidade reduzida ainda é inexplicável em muitos casos.

A relação entre o consumo de cafeína e a infertilidade humana ainda não é clara.

Apesar disso, a Autoridade Europeia para Segurança dos Alimentos recomenda que mulheres que desejem engravidar, e mulheres grávidas, mantenham seu consumo diário de cafeína abaixo de 200 mg. Enquanto a OMS recomenda uma ingestão abaixo de 300 mg por dia.

Alguns estudos mostram que o alto consumo de café durante a gravidez foi associado a um risco aumentado de morte fetal após 20 semanas e natimorto. Além disso, outras meta-análises encontraram risco aumentado de baixo peso ao nascer e bebês pequenos para a idade gestacional. Porém, nenhuma associação foi encontrada entre a ingestão de cafeína durante a gravidez e risco de parto prematuro, ou alguma associação com a fecundidade feminina.

Os estudos que buscam a relação entre a cafeína/café e a fertilidade natural apresentam resultados inconclusivos e não claros. Mas observa-se um risco significativamente aumentado do consumo de cafeína/café e aumento da taxa de aborto espontâneo.

Existem muitas hipóteses sobre os possíveis mecanismos do efeito da cafeína em resultados de fecundidade e gravidez, mas nenhum está totalmente esclarecido e muitos se mostram conflitantes.

Portanto, são necessários mais estudos para estabelecer se existe uma relação entre a cafeína e a fertilidade.

Referências:

Lyngsø J, Ramlau-Hansen CH, Bay B, Ingerslev HJ, Hulman A, Kesmodel US. Association between coffee or caffeine consumption and fecundity and fertility: a systematic review and dose-response meta-analysis. Clin Epidemiol. 2017 Dec 15;9:699-719. doi: 10.2147/CLEP.S146496. PMID: 29276412; PMCID: PMC5733907.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top