Exercício físico é o suficiente?

Emagrecer não é sinônimo de perder peso na balança.

A verdade é que o emagrecimento acontece, de fato, quando ocorre diminuição da gordura corporal. Perder peso a qualquer custo significa sacrificar massa muscular e, do ponto de visto metabólico, isso não é saudável.

É fato que a prática regular de exercícios físicos é um fator fundamental para emagrecer e sustentar o peso perdido, tanto pelo gasto calórico gerado como também pelas adaptações metabólicas induzidas pelo exercício.

Contudo, o exercício por si só não garante o sucesso no emagrecimento.

É importante estar atento a relação entre gasto e consumo de calorias, já que não existe exercício que sustente uma dieta inadequada. No contexto de emagrecimento, é necessário que o indivíduo gaste mais calorias do que consome, ou seja: esteja em déficit calórico.

Por mais que pareça uma matemática simples, onde basta restringir a alimentação repercutindo numa menor ingestão calórica, existem diversos fatores que precisam ser levados em consideração, como: magnitude e duração do déficit calórico, adequação da proporção de macronutrientes, fracionamento de refeições, aspectos qualitativos da alimentação, entre outros.

Sendo assim, o exercício é um pilar fundamental no emagrecimento saudável, mas ele por si só não garante o sucesso do processo.

Entender e controlar os componentes dietéticos é fundamental para garantir que a diminuição de peso seja proveniente da queima de gordura enquanto a massa muscular é preservada.

Nesse contexto, o exercício e a dieta são importantes e precisam estar alinhados para que seu paciente possa alcançar seu objetivo.

Referências:

1) Wing, Rena R., and Suzanne Phelan. “Long-term weight loss maintenance–.” The American journal of clinical nutrition 82.1 (2005): 222S-225S;

2) Ramage S, Farmer A, Eccles KA, McCargar L. Healthy strategies for successful weight loss and weight maintenance: a systematic review. Appl Physiol Nutr Metab. 2014 Jan;39(1):1-20;

3) Varkevisser RDM, van Stralen MM, Kroeze W, Ket JCF, Steenhuis IHM. Determinants of weight loss maintenance: a systematic review. Obes Rev. 2019 Feb;20(2):171-211;

4) Paixão C, Dias CM, Jorge R, Carraça EV, Yannakoulia M, de Zwaan M, Soini S, Hill JO, Teixeira PJ, Santos I. Successful weight loss maintenance: A systematic review of weight control registries. Obes Rev. 2020 May;21(5):e13003.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top