Muitas pessoas quando pensam na palavra dieta, já imaginam logo algo extremamente restrito, com um início, um meio e um fim. Algo que só acontece durante um determinado período e possui um prazo de validade. Mas, será que é assim mesmo?
É importante começar explicando que o planejamento alimentar ou dieta, como é conhecido, busca não apenas suprir determinadas necessidades individuais e alcançar certos objetivos, mas também moldar e construir bons hábitos alimentares dentro da vida e da rotina de cada pessoa.
De uma forma mais metafórica, apesar da dieta ser conduzida como um “mapa alimentar” a ser seguido pelo indivíduo, é muito mais sobre o que se aprende enquanto esse caminho é percorrido do que sobre o seu destino final.
É sempre muito importante lembrar que bons hábitos alimentares são necessários para melhorar a sua qualidade de vida. Além disso, também auxiliam na manutenção da saúde, na prevenção de doenças, no controle do peso e na composição corporal, por exemplo.
Sendo assim, fazer dieta não é programar apenas um momento específico para se alimentar melhor, mas sim ressignificar sua relação com a comida e consolidar hábitos mais saudáveis buscando uma melhorar a sua própria rotina através de pequenas mudanças.