O desempenho atualmente visto em atletas de várias modalidades esportivas é resultado de uma interação entre diferentes fatores fisiológicos, biomecânicos e também psicológicos.
Por isso, programas de treinamento corretamente elaborados são fundamentais na busca constante por um maior rendimento e preparação.
A periodização é o plano e a estrutura do treinamento, que tem como objetivo extrair o máximo do desempenho, por meio da potencialização dos aspectos funcionais e biomotores, realizando o manejo adequado da fadiga, recuperação e adaptação.
O estudo acerca de diferentes métodos de periodização do treinamento é algo já realizado por muitos anos, evoluindo de modelos empíricos para métodos cada vez mais cientificamente controlados e comprovados.
- Um dos modelos tradicionais e mais antigos utilizados para realizar a periodização do treinamento consiste na estruturação do treinamento em ciclos, denominados como macrociclos, mesociclos e microciclos, e períodos, como preparatório, competitivo e de transição.
Os macrociclos possuem duração de meses, podem ser identificados como um ciclo anual e incluem os períodos preparatório, competitivo e de transição. Já os mesociclos tem uma duração de semanas, e compreendem um número de microciclos, que possuem duração de dias e combinam as fases de estímulo e recuperação.
Apesar de ser um modelo clássico de periodização, o mesmo possui limitações, como pouca importância destinada aos trabalhos específicos e o uso de cargas repetitivas durante tempo prolongado.
A partir dos avanços no conhecimento sobre fisiologia, novos modelos contemporâneos foram ganhando espaço e possuindo características como individualização das cargas de treinamento, desenvolvimento consecutivo de capacidades, aproveitando o efeito residual das cargas anteriores além de uma maior ênfase na valência física específica de trabalho (por exemplo, mais força, potência, flexibilidade, equilíbrio…).
Se você quer saber mais sobre periodização do treinamento esportivo, no WebDiet você encontra um novo curso completo sobre o tema. Além de diversos conteúdos correlatos em nosso blog. Confira! 🤩