Você é ocupado ou produtivo?

Existe uma grande diferença em ser uma pessoa cheia de coisas para fazer e estar ocupado. Temos o costume de usar o argumento de “estar muito ocupado e sem tempo para nada” para praticamente qualquer demanda da vida.

A verdade é que estar ocupado é uma desculpa que encontrarmos para dar à nós mesmos e aos outros para não realizarmos as tarefas mais complicadas.

Ser um profissional ou uma pessoa produtiva significa ter consciência sobre o que deve ser feito e quando deve ser feito, classificando as tarefas por ordem de prioridade.

Com isso em mente, fizemos este post com algumas dicas para ajudar a desenvolver o hábito de ser produtivo:

Fuja das distrações e evite interrupção
Tenha o hábito de organizar suas tarefas diariamente. Ter um planejamento ajuda a visualizar tanto suas atividades pendentes quanto o que você já conseguiu fazer. A sensação de falta de produtividade está muito ligada à continua recepção de informação. Aquele desespero de sempre parecer que novas tarefas vão surgindo diminui consideravelmente quando você separa um tempo para lembrar e organizar as atividades a serem feitas no dia, ou na semana. Além da organização, foco é extremamente importante para obter sucesso nas suas atividades. Distrações interrompem o fluxo de pensamento e contribuem para a sensação de que nenhuma tarefa está sendo concluída. Desligar as notificações do celular e, mais ainda, mantê-lo afastado não só evita interrupções, como também a ansiedade de checar constantemente o aparelho ao seu lado. Se possível, também reserve um tempo para se dedicar às reuniões, o que também ajuda a evitar interrupções recorrentes.

Comunicação
Comunicar não é apenas conversar, envolve entendimento do que se fala e dedicação para que isso seja compreendido.

Saber comunicar também é compreender a necessidade dos assuntos que precisam ser discutidos e definir como resolvê-los. Uma boa comunicação evita desentendimentos, confusão na informação e até agiliza processos. Às vezes um e-mail ou uma ligação são suficientes e podem ser mais práticos. Outras vezes é necessária a organização de reuniões externas. Crie um grupo de conversa em redes sociais para discussões, ajude os colegas de trabalho com feedbacks.


Momento de Pausa
Como vimos, ser produtivo tem muito a ver com organização. Nesse caso, organização de tempo também é fundamental para a eficácia de qualquer tarefa. Se desligar, ou diminuir um pouco o ritmo em certos momentos faz bem para que a mente e o corpo possam focar em outras atividades, relaxar um pouco e, então, voltar ao ponto de onde parou com a energia renovada. Assim, fazer uma pausa diminui o estresse e, consequentemente, ajuda no rendimento.

Não se cobre resultados imediatos. A pressa para atingir um objetivo muitas vezes atrapalha sua organização, a sua eficiência e, até mesmo, contribui para desgastar fortemente seu estado emocional. Não procrastinar não significa querer fazer tudo de uma vez, produtividade também é equilíbrio, ou seja, saber dosar momentos de trabalho duro com pausas necessárias para descanso.

Cuide do seu sono
O sono é essencial para o bem estar. Ele influencia na produtividade, na disposição e até no humor. Um sono prejudicado atrapalha as atividades do dia inteiro. Por isso, é importante ter regularidade no seu sono. Alguns hábitos, no entanto, atrapalham o descanso da mente e o preparo para dormir. Por isso é importante cortar o uso do celular logo antes de dormir, além de evitar marcar reuniões e compromissos tarde da noite, porque podem prejudicar a noite de sono. 

 

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